Como devem ser as lancheiras?

lancheira

A alimentação da criança nos primeiros anos tem repercussões ao longo de toda vida. Ou seja, irá refletir sobre o crescimento e desenvolvimento fisiológico, além de influenciar na saúde e no bem-estar da criança.

A influência dos pais nos padrões de estilo de vida dos filhos, incluindo a escolha dos alimentos, indicam o importante papel da família em relação ao aprendizado de bons alimentares das crianças, logo, se a família consome uma dieta saudável e equilibrada, são grandes as chances de que a criança aprenda o mesmo.

Isso também se reflete na hora da lancheira! Sabemos que muitas vezes optamos pelo mais prático, porém nem sempre é a melhor opção, é preciso refletir.

Qual a importância do lanche na escola?

Um lanche adequado acontece nos intervalos das principais refeições, devendo corresponder entre 10% a 15% das necessidades nutricionais diárias da criança.

É importante variar as opções de lanches e as cores para despertar o interesse e o prazer da criança em comer.

Estabelecer um dia livre na semana para a criança montar a lancheira, dentro de combinados prévios, feito isso a criança estará envolvida, contribuindo positivamente para educação alimentar.

A lancheira deve ter:

– Fruta (fonte de Vitaminas, Minerais e Fibras)

– Cereal, pão, bolo simples ou biscoito simples (responsáveis por fornecer energia)

– Leite, queijo, iogurte ou outras fontes de proteínas como castanhas, pastas de frango, atum, grão de bico (homus) ou ovos

– Bebidas como água de coco, suco ou água, para auxiliar na hidratação.

 

Exemplo de cardápio

  Opção 1 Opção 2
Segunda Maçã, Bolo simples e Iogurte Suco de goiaba, espetinho de tomate cereja com queijo branco e torradas
Terça Uva, Pão com patê de atum e Água de coco Iogurte com polpa de frutas e espiga de milho
Quarta Mexerica, torrada com queijo branco e chá gelado Cookies de cacau e vitamina de mamão.
Quinta Banana, Iogurte com cereal / granola Chips de batata doce, ovos de codorna cozidos e suco de melancia
Sexta Morango, Pão com pasta de frango e água Torta de espinafre com ricota, água de coco e Pêra.

 

Dicas:

  • Congelar o suco natural para na hora do lanche estar bem fresquinho ainda.
  • Utilize da criatividade com formatos e variações para tornar mais atrativo.

Só atenção as quantidades de alimentos oferecida para as crianças em relação ao horário de consumo, pois um lanche grande pode impactar nas refeições principais.

Thais Vac

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